8 de novembro de 2012

IR e................................AFINAL, CHEGAR!

Um Mestre Zen viu cinco dos seus alunos voltando do mercado de bicicleta.

Quando eles tinham desmontado, o professor perguntou aos alunos:

"Por que vocês estão montando as suas bicicletas?" 

O primeiro estudante respondeu: "A bicicleta é para levar este saco de batatas. Eu estou contente que eu não tenho que carregá-los em minhas costas!"
O professor elogiou o estudante, dizendo:" Você é um rapaz inteligente. Quando você envelhecer, você não vai andar curvado, como eu. "

O segundo aluno respondeu: "Adoro ver as árvores e campos passar enquanto eu rolo no caminho."
O professor elogiou o estudante, "Seus olhos estão abertos e você vê o mundo."

O terceiro aluno respondeu: "Quando eu montar minha bicicleta, eu estou contente de cantar."
O professor deu louvor ao terceiro aluno, "Sua mente vai rolar com a facilidade de uma roda récem montada".

O estudante do quarto respondeu: "Andando de bicicleta, eu vivo em harmonia com todos os seres."
O professor ficou satisfeito e disse: "Você está andando no caminho de ouro do não prejudicar."

O quinto aluno respondeu: "Eu ando de bicicleta para andar de bicicleta."
O professor sentou-se aos pés do quinto aluno, e disse: "Eu sou seu discípulo."
 Imagem & Conto: DAQUI   Tradução livre: P&O
 
Amigos...

Observo que existe uma necessidade moderna de chegar a algum lugar quando se sai.  E não existe mais o ato de viajar, na forma do viajante, aquele que experimenta algo novo a cada passo, a cada pedalada.  Excetuando algumas pessoas que considero privilegiadas, o resto parece ser um tipo de transeunte transdimensional: por ele, sumia em casa e aparecia no trabalho, sumia e reaparecia no shopping, sumia de novo e já estava em casa. Sem meio do caminho, só ponto de partida e destino, qual metrô individual ou ficciosos sistemas de teletransporte!

Não sei se por ter feito Tai-Chi-Chuan e Yoga por um bom tempo, aprendi o valor do ir mas estando presente de corpo e mente durante o trajeto, de experimentar cada momento, cada respiração, saboreando o ato no momento em que ocorre, e não o fato de chegar ou não. Eu dirijo assim, observando, e daí porque esse blog se chama PEDALANDO & OLHANDO, antes ANDANDO & OLHANDO. Porque andando ou pedalando, estou sempre observando o que rola por ai, as transformações sociais, as mazelas e as boas idéias, mesmo  que às vezes eu quisesse voltar a ser um cego social.  Do jeito que está, qualquer um se assusta!

Então eu ando, pedalo e dirijo, mas eu gosto mesmo é de ir de ônibus, porque posso desligar do trajeto e só olhar. Claro que prefiro andar em ônibus que preste, coisa rara no Recife hoje. Mesmo assim, mellhor que dirigir com certeza é.  E até de pedalar ou andar, porque o povo tá muito louco. Difícil ser um pedestre respeitado, ciclista então, nem se fala.

Resumindo, bom mesmo é ir... e quem sabe chegar um dia!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Rogério...este conto é brutal! Importa-se que o faça o repost no meu blog com a devida adaptação ao português de Portugal???
    Grand'abraço e boas pedaladas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gonças... deve precisar mesmo... brutal aqui seria uma palavra muito dura, quase sanguinolenta! kkkk... Sinta-se a vontade. Traduzi no google translate e depois corrigi e tomei algumas liberdades observando o que se quis dizer mesmo em inglês. Pode reproduzir como quiser. Sugiro apenas que inclua a fonte original ( que não sou eu!)...está no link ao final do texto! Bom dia!

      Excluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010